terça-feira, 28 de setembro de 2010

Livro: O Pequeno Príncipe

Começo a falar sobre livros com este, que aparentemente é um livro simples, muitas vezes dito como um livro para crianças. Porém, é uma obra que nos apresenta uma profunda reflexão demonstrando todo o valor poético e filosófico de seu autor, focando-se nos valores e relacionamentos dos homens.



Antoine de Saint-Exupéry teve suas obras caracterizadas pela aviação, que era a sua paixão, e pela guerra. O Pequeno Príncipe foi diferente das outras, porém sua última obra antes de desaparecer em uma missão de reconhecimento durante a 2ª guerra mundial.

Conta a história de um príncipezinho, que morava em um pequeno planeta, com três vulcões (dois ativos e um extinto) e uma rosa tão bela quanto orgulhosa. Orgulho este responsável por afastar o príncipezinho, em uma viagem por vários planetas na procura de um amigo, até chegar a terra, onde encontra o aviador que narra a história.

Durante a viajem, o príncipe conhece vários personagens no qual representam as "pessoas grandes", e suas preocupações e valores por coisas inúteis. Como um rei que gosta de mandar em todos, mesmo não tendo ninguém por perto, ou um acendedor de lampiões de um planeta em que o dia dura 1 minuto, tendo que trabalhar sem descanso acendendo o lampião quando noite, e apagando ao nascer do sol, para obedecer o regulamento.

Não vou revelar spoilers. Ao invés disso, deixo para download o livro, assim quem ainda não teve a oportunidade poderá ler a obra.

O livro é pequeno, não causando tanto incômodo a leitura no computador.
http://www.4shared.com/document/1Rx0V333/o_pequeno_prncipe_-_antoine_de.htm

Algumas frases do livro:


"Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz enquanto a contempla!"


"É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar."


"A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos, Se tu queres um amigo, cativa-me!"


"Eis o meu segredo. Ele é muito simples: somente vemos bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."


"O que embeleza o deserto, diz o príncipe, é que ele esconde poços em algum lugar."


"A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar..."


"Tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas"

2 comentários:

  1. O livro que o Gussinha me mandou ler *--*

    Muito legal o texto O/ Vou voltar aqui com frequencia, até pq adorei o visual :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu Blog moço, e em especial esse post já que eu adoro esse livro. Vou aproveitar o link e ler novamente o livro já que emprestei o meu e nunca devolveram rs
    Abraços e boa sorte :)

    Maria Trindade

    ResponderExcluir