Quem nunca pensou em sair por aí sem dar satisfação a ninguém, procurando respostas para as questões internas que envolvem cada um de nós, e poder ser livre da sociedade sem se importar com as normas impostas por ela?
O livro "Na Natureza Selvagem" conta a história verídica de Christopher McCandless, um jovem americano que após concluir a universidade doa suas economias, assume o pseudônimo Alex Supertramp, e viaja sem rumo traçado, com o objetivo final de manter-se sozinho algum tempo a sós com a natureza, sustentando-se dela. O corpo do jovem foi encontrado dentro de um ônibus abandonado no Alasca, ao lado de seu diário. A partir de então, Jon Krakauer, jornalista autor do livro, tenta entender as razões de Chris abandonar tudo e ir atrás de sua pessoal e fatídica aventura, passando por lugares onde esteve, e conversando com pessoas que conviveram com ele em seus últimos anos.
A saga de McCandless pode ser analisada de duas maneiras distintas:
1) Ele foi um completo idiota ingênuo que desperdiçou sua vida.
No começo do livro mostra que é assim que ele é visto por moradores do alasca. Afinal, um garoto saudável que larga tudo: família, casa, educação, conforto, e sai por aí sem estrutura nenhuma para manter-se, é alguém totalmente inconseqüente. O drama dos familiares do rapaz fica retratado com o desespero pela falta de notícias, e pelas desesperadas tentativas de encontrá-lo.
2) McCandles foi um herói que largou tudo em busca de um sonho.
Aos poucos vamos associando essa imagem em nossa mente. A de um rapaz inteligente e gentil que prefere viver em sua solidão por abominar a sociedade e seus males, por buscar a felicidade em coisas simples de cada dia, e que se viu obrigado a ir o mais distante possível para conseguir resolver seus problemas internos, e perdoar as pessoas que amava.
Mais do que a aventura em si, é apresentada a liberdade em sua forma mais literal. E isso inclui suas desvantagens. Muitas delas por abdicação de conforto que a sociedade nos impõe, e por abalar pessoas que nos amam.
Ao compreendermos a natureza pessoal e a sede de liberdade de Chris, aprendemos com essa trágica lição sobre o que é realmente importante na vida de cada um.
Em 2007 foi lançado o filme "Na Natureza Selvagem". Muito bom também.
"A felicidade só é real quando partilhada." Chris McCandless
Nenhum comentário:
Postar um comentário