terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A imposição da felicidade

A felicidade é um sentimento de alegria e bem estar. Todos temos o direito de buscá-la, cada um em sua própria maneira. Mas há por outro lado uma estranha imposição da sociedade de como a vida deve ser, em uma fórmula pronta que mistura ser bem sucedido, ter bens, e ser alguém superior. Não podemos arriscar ter sentimentos, estar enganados, não devemos sofrer, demonstrar fraqueza, tristeza, nos machucar, ter problemas ou ter decepções.

Estão associando a felicidade a um produto produzido em massa, onde para alcançá-la é exigida uma meta a ser cumprida. Todos que não estão conseguindo esse padrão são julgadas como pessoas infelizes, mesmo com a segurança proposta pela imposição da felicidade não nos preparando para as incertezas da vida. Essas são necessárias, pois nas decepções temos muito a aprender, e a partir das lições geradas por elas nos tornamos pessoas mais fortes.

Ninguém é feliz sem ter superado problemas ou decepções.


"Eu reclamo o direito de ser infeliz" (Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley)

2 comentários:

  1. O que é ser feliz?
    acho que se resume a esse eterno querer do homem, essa eterna busca por alguma coisa a mais. Somos realmente felizes quando mudamos o foco, quando deixamos de pensar no que queremos e aprendemos a querer o que temos.
    Em uma sociedade de consumo ser feliz é ser bem sucedido, é ter... temos amor, temos dinheiro, temos vida... materializamos o imaterializável. Temos aquilo que não se tem, mas que se vive.
    A felicidade nao se compra, nao se vende, nao se quer... se vive.

    ResponderExcluir