terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mudança no blog e 2001: Uma Odisséia no Espaço.

O blog mudou de nome e endereço. "O Último Gusano do Universo" foi algo pensado as pressas, provisório, e um pouco bobo.

Mas por que "Além do Infinito"?
Porque me agrada. Fim. (ótima explicação! Poderia acabar a postagem aqui.)

Mas por que me agrada?
Juro que apesar de eu ser fã de Toy Story, não tem a ver com Buzz Lightyear e sua frase: "Ao infinito, e além!". Mas sim, com "2001: Uma Odisséia no Espaço", obra prima de Kubrick.

"Júpiter e além do infinito" é o nome do último capítulo do filme.

Abaixo contém spoilers sobre o filme em uma tentativa de explicar seu último capítulo, e de quebra entender de onde saiu o nome do blog. Tudo foi baseado no que pesquisei sobre o filme, pois nunca conseguiria entendê-lo sozinho. 2001 é um grande filme que não dar muitas dicas sobre o entendimento de seu final, e ainda assim conseguir nos passar aquele sensação de "sei lá o que que ele quer passar, mas tá conseguindo". Se ainda não o assistiu, seria bom assisti-lo antes. Leia por sua conta, sabendo que contém revelações sobre o final.

------------------------

"2001: Uma Odisséia no Espaço" é uma ficção científica que inicia nos mostrando hominídeos vivendo em bando e lutando para sobreviver, até encontrarem-se com um misterioso monólito que modifica suas consciências, tornando-os racionais e evoluindo até o que tornou-se a humanidade.

Hominídeo todo serelepe e pimpão por ter descoberto a ferramenta.

Pulamos para o distante ano de 2001 (baseando-se que o filme é de 1968), onde viagens espaciais são muito comuns. E em uma pesquisa na lua encontra-se um monólito igual ao que apareceu aos hominídeos milhares de anos atrás. Este emite um sinal para Saturno, e uma tripulação é enviada com o objetivo de averiguar o que há por lá.

HAL9000, a grande pedra no sapato.

Depois de muita dificuldade para chegar ao destino, no último capítulo, Dave (único sobrevivente da pequena tripulação) em órbita de Júpiter depara-se com um outro monólito. Este o envia em uma viagem psicodélica para além do infinito, chegando a um quarto onde ele presencia várias etapas de seu envelhecimento, até o monólito reaparecer para transformá-lo em um novo ser, no qual chamamos criança-estrela.

Criança-estrela. Lindona!

Assim como ocorreu com os hominídeos quando tiveram contato com o monólito e evoluíram, a criança-estrela representa uma nova evolução para a humanidade, em sua consciência.
Então, o que o homem encontrou além do infinito? Uma nova consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário