quinta-feira, 24 de março de 2011

O jeitinho brasileiro

O jeitinho brasileiro é algo presente em nossa cultura, e observando de uma forma simplista, é tentar tirar benefício de todas situações, mesmo que para isso tenha que passar por cima de alguém, ou de um grupo de pessoas. É basicamente o jeito malandro de ser, no qual o brasileiro adora quebrar regras do que é proibido, usando sua esperteza no intuito de deixar as coisas rolarem. Dizem que esse jeitinho está no sangue de todo o brasileiro, então baseando-se nessa afirmação, podemos dizer que temos em nossas veias toda a corrupção que diariamente reclamamos que não faz nosso país crescer?

Vejo que é tudo questão de educação. A pessoa que comemora o dinheiro ganho de maneira ilícita em pequena escala, certamente repetirá o mesmo quando tiver privilégios para fazer de maneira maior. A culpa em grande parte não está nas pessoas que elegemos para governar, mas sim, nessa cultura de não fazer as coisas como tem que ser feitas. E a forma que temos de corrigir é reeducando-nos cada um em sua consciência. Somos uma população que sabe identificar e reclamar seus direitos, ao mesmo tempo em que varremos os deveres para baixo do tapete comemorando que ninguém viu a enganação, como se o ato de ter esses deveres cobrados fossem um erro do estado. Reconhecer onde acabam seus direitos e deveres, e começam os do próximo, respeitando-o e também exigindo o seu respeito pode até parecer um pequeno passo para cada um de nós, porém agindo conscientemente, acaba por ser um bom caminho se quisermos mudar nossa nação.


2 comentários:

  1. Concordo com tudo, menos com "Somos uma população que sabe identificar e reclamar seus direitos". Uma parte de nós sabe fazer isso, mas grande parte do povo não tem noção do fato de que vive numa democracia (e sequer sabe o que é democracia). É por isso que temos tanta "massa de manobra" no país: o "povão" ainda vê a classe política como autoridade incontestável, como no tempo do Império (basta ver a festa toda que fazem quando um político vai visitar um lugar, especialmente se for um lugar bem pobre. O povo não entende que os políticos são empregados pagos com os impostos dos cidadãos, logo são empregados do próprio povo). Esse é o motivo pelo qual os nossos políticos não investem em educação: educação vai fazer com que esse povo todo acorde e perceba a situação em que está... E aí já era pras criaturas que governam este país.

    Mas a parte da educação pessoal é bem verdade. Eu acredito com força que, se cada um fizer um pouco, mas bem pouco mesmo, a coisa já pode mudar. Esse pouco é bem simples: obedecer as leis de trânsito (todas!), não jogar lixo na rua, saber se dirigir de forma educada aos outros, ter alguma consciência ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Analisando o teu ponto de vista deu pra perceber bem que acontece mesmo como tu escreveu sobre identificar e reclamar direitos.

    E a questão da educação é a mesma de 1984, de G. Orwell. Manter o povo ignorante pra não poder reagir.

    Valeu pelo comentário =)

    ResponderExcluir