quinta-feira, 18 de julho de 2013

Origem

Estava reunido com os animais um deus antigo, provedor de toda a existência, que nunca foi concebido por ninguém. Anunciava que em pouco tempo daria ao homem o sopro divino, com um dom que iria diferenciá-lo do carneiro, do gorila, do jabuti, e de suas outras criações.

- Esta nova espécie será dotada de intelecto! - avisou aos animais - mas não é de todo um presente, continuou explicando. O homem terá de pagar por tal habilidade. Em seu raciocínio criará noções da dura realidade que o cercará. Desta forma, surgirá perguntas sem propósito para dúvidas que não saberá explicar, pois nunca poderá entender. Tentará buscar um sentido na vida; dará nomes aos sentimentos que tocarão seu coração; sofrerá amarguras geradas pela autopiedade, não presente em outras espécies; chorará perante seus pensamentos aflitos, passando pela breve existência em busca de compreensão. Todo o dia enfrentará estes tormentos, e aprendendo a lidar com o caos que residirá dentro de si, extrairá de sua luta interior a beleza existente nos detalhes que compõem vidas.

-Alguém sabe identificar o que é belo? - perguntou, prevalecendo a resposta já esperada. O silêncio.

A vaca continuou ruminando o pasto, enquanto o lobo, poucos metros dali, tratava de marcar o território como seu. Formigas obedeciam sua rainha, e os pássaros viajavam pelo céu. Todos animais eram felizes sem jamais terem questionado se algum dia foram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário